CONHEÇA A PAMPA
INÍCIO / Sustentabilidade:
REFLORESTAMENTO

Como ação para a inovação da Cadeia Produtiva Florestal Madeireira, em 1997, a Pampa passou a investir em um empreendimento de reflorestamento voltado à produção de madeira para processamento na própria industria e comercialização à terceiros. Obedecendo a política ambiental da empresa, buscamos promover a proteção das áreas de florestas nativas e a recuperação de áreas degradadas, através de um Sistema de Gestão Ambiental integrado.

O projeto de reflorestamento encontra-se situado no Município de Vigia, à 90 quilômetros da capital paraense. A área total do projeto corresponde a 1.150 hectares, sendo 780 hectares efetivamente reflorestados com oito espécies florestais, sendo estas: freijó (Cordia goeldiana Huber), ipê amarelo (tabebuia serratifolia), jatobá (Hymenaea courbaril L.), mogno (Swietenia macrophylla King), mogno africano (Khaya ivorensis), sumaúma (Ceiba pentandra), paricá (Schizolobium amazonicum), e teca (Tectona grandis).



O êxito obtido neste projeto de reflorestamento já permitiu, até o momento, a colheita de 41.000 m³ de Paricá, 900 m³ de sumaúma e 9.500 m³ de teca. Desta forma, este projeto de reflorestamento se consolida efetivamente como fonte de matéria prima renovável para o setor de base florestal com anuência dos mecanismos legais, sociais, ecológicos e econômicos.

Fotos: Fábio Pina ©