CONHEÇA A PAMPA
INÍCIO / Sustentabilidade:
COOPERAÇÃO PARA A PESQUISA

No projeto de reflorestamento da empresa Pampa Exportações foram realizadas muitas aulas práticas com o apoio do corpo docente de várias instituições de ensino da esfera agronômica e florestal.
Foram realizadas aulas práticas e duas dissertações de mestrado em Ciências Florestais, sendo um referente ao controle biológico de ervas daninha e adubação verde com leguminosas, e o outro relacionado ao controle biológico da Hypsipylagrandella Zeller.

Além do exposto, é oportuno citar o trabalho de pesquisa desenvolvido pela Dra. Selma Ohashi (UFRA) referente ao grau diferenciado de crescimento do paricá oriundo e quatro fontes distintas, bem como o trabalho de pesquisa desenvolvido pelo Dr. Osmar Aguiar (EMBRAPA) a respeito da variação de densidade na madeira de paricá.


Vale destacar também que o reflorestamento da empresa Pampa forneceu subsídios indispensáveis para composição do livro Manual de Reflorestamento de autoria do Engenheiro Florestal Mauro Carvalho, lançado no ano de 2006. No momento, a Empresa de Pesquisa Agropecuária – EMBRAPA, representado pelo Dr. Silvio Bryenza, desenvolve um trabalho de pesquisa referente a fertilização de solos.

Dentro deste contexto, é correto afirmar que o reflorestamento em apreço se consolida como uma ferramenta de apoio ao ensino, pesquisa e desenvolvimento, dando sua parcela de contribuição para geração de mais um benefício social, além da geração de emprego e renda para a população local.