Diagnóstico sobre as condições socioeconômicas e ambientais das comunidades no entorno do reflorestamento
INÍCIO / NOTÍCIAS / Diagnóstico sobre as condições socioeconômicas e ambientais das comunidades no entorno do reflorestamento

Foto


Diagnóstico sobre as condições socioeconômicas e ambientais das comunidades no entorno do reflorestamento da empresa Pampa exportações, Vigia de Nazaré, Pará, Brasil.

Uma das primeiras ações desenvolvidas foi a realização de um diagnóstico sobre os principais aspectos sociais, econômicos e ambientais de cinco comunidades rurais (Quaxinduba, Água Clara, Quatro Marco, Baiacu e Santa Maria) vizinhas as áreas de reflorestamento da empresa. Dentro de cada aspecto foram considerados os seguintes fatores: sociais - a relação empresa comunidade, organização social local, acesso aos serviços públicos prestados à saúde e educação e, condições de moradia; econômicos - as diferentes atividades geradoras de renda, os produtos obtidos de bases extrativistas e da agricultura e, os principais programas sociais do governo; ambientais - os diferentes ecossistemas e a relação de uso e gestão dos recursos naturais pelos atores locais. 

O principal objetivo do estudo foi o de identificar e problematizar as demandas que representam o real interesse dos atores locais, de modo a considerar o contexto instaurador de cada necessidade.
Pensando um modelo de desenvolvimento que visa o fortalecimento da organização social local, bem como, a autonomia do grupo, todas as ações que envolverem as referidas comunidades são discutidas, planejadas, executadas e analisadas num processo de construção democrática, tendo os comunitários como o sujeito da própria ação.

 

 

 

 

FotoFotoFoto